quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mestres da pintura - JOHN HENRY YEEND KING


JOHN HENRY YEEND KING (1855-1924) Pintor realista britânico.  John Henry Yeend King foi um importante artista do gênero vitoriano e paisagista. Ele nasceu em Londres, em 21 de agosto de 1855. e começou a sua educação como um coroinha na Igreja. Ele continuou seus estudos na Faculdade de Filologia, passou três anos em uma fábrica de vidros antes de dedicar sua vida a sua arte. Ele estudou com William Bromley e também com Bonnat e Cormon em Paris.  Depois foi estudar pintura com o artista vitoriano William Bromley, RBA, em seguida, ele viajou para Paris para estudar com Leon Bonnat (1833 - 1922) e Fernand Cormon (1854-1924).
Sua formação acadêmica em Paris, juntamente com uma influência definitiva dos realistas e impressionistas franceses, ajudou a moldar seu estilo totalmente amadurecido de figuras cuidadosamente modelados, técnica plein air e coloração negrito. Yeend viveu em Londres durante a maior parte de sua vida, no entanto, como muitos de seus contemporâneos, o seu coração estava “ no país”.

Ele viajou por toda a Inglaterra e França em busca de assunto adequado. Em 1885 ele escreveu e ilustrou um artigo intitulado "A Round in France"( Ao redor da França) para The Magazine of Art . Sua especialidade era cenas de gênero rústico e o campo - quase nunca mostrando as cidades altamente industrializadas. Suas pinturas retratam meninas bonitas agrícolas (muitas vezes utilizando a própria filha como modelo) no trabalho no campo ou na fazenda - assim como o artista realista francês Julien Dupré, ou mulheres em repouso em paisagens tranquilas ou jardins cottage (Casa do campo).

















Em 1881 ele se casou com Edith Lilian Atkinson, filha de TL Atkinson (o gravador mezzotint),

 e eles tiveram uma filha - Lilian (que se tornou uma artista). Yeend King era um artista importante e influente, e foi observado pelo The London Times em um artigo em 06 de junho de 1924.

Em 1879, ele foi eleito para a Royal Society of artista britânico (RBA) e em 1886 ele foi eleito para o Instituto Real de Pintores em Aquarela (da qual mais tarde se tornou vice-presidente).
                                        


Ele também foi membro do Instituto Real de Pintores em óleo - Cores e foi um expositor frequente em todas as grandes salas de exposições, mostrando 115 obras na RBA, de 38 anos, no RI e 94 na Royal Academy. Yeend King também exibiu pinturas em toda a Europa e os Estados Unidos – ganhava medalhas em Paris, Berlim e Chicago.



Foi no Royal Academy exposição de 1897, que o Conselho da RA, como curadores para a coleção permanente em New South Wales, comprou o Jardim do Rio e, em 1898, a Galeria Tate, sob o legado Chantrey, comprado ordenha Tempo.



    John Henry Yeend King morreu em 10 de junho de 1924 com a idade de 68.



Obras em acervos públicos: De Green to Gold (c.1889) - Walker Art Gallery, Liverpool Paisagem com um moinho de vento - Leicestershire Museus e Galerias de Arte, Leicester Rio Banks e flores (1909) - Galeria de Arte Rochdale, Inglaterra A Casa Garden, Braemar - Stockport Art Gallery, na Inglaterra O Woodyard - Leeds City Art Galleries, Inglaterra Paisagem - City Art Gallery, Manchester Lathkill Dale, Derbyshire - Graves Art Gallery, na Inglaterra Tempo Ordenha - Tate Gallery, Inglaterra Meninas Pastoreio Geese - Oldham Art Gallery, na Inglaterra O Millstream - Oldham Art Gallery, na Inglaterra. -fonte:http://www.rehs.com/henry_john_yeend_king.htm










Nenhum comentário:

Postar um comentário