CRÍTICA


A temática das obras de Jaasiel Valzacchi se dirige em direções diversas: de flores a naturezas mortas, de paisagens a figuras e a representações fantásticas.

Artista interessado no mundo que o circunda, extrai da experiência de vida os elementos de sua pintura. Acrescenta-lhe cores de sua fantasia, elimina todo particular supérfluo, dá relevo a motivos de emoção, compõe harmônica e sensivelmente os elementos do quadro.
Com traço firme, o artista transfere os seus temas sobre a tela dando a cada um deles a expressão genuína que têm na realidade. Ao observar seus quadros não podemos deixar de constatar a delicadeza de sentimentos que guiam o seu pincel, empenhado com toda sua personalidade a transferir sobre as telas o próprio íntimo e a alegria que emana de um panorama harmônico que a natureza generosamente nos apresenta.

Seu gosto refinado manifesta-se exatamente na fusão harmônica das cores, nos detalhes os mais eloquentes. Sua pintura se distingue pela coerência do conteúdo, pela variedade técnica, pela calibrada disposição das formas e pelo sapiente uso da cor.
O artista cria e, num esforço harmônico de suas concepções, nascem suas obras: cada qual com sua historia íntima. Cada composição é orquestrada sobre uma gama de modulações procuradas e obtidas através de uma lógica interior ligada a uma perfeita coerência.

Emanuel Von Laueinstein Massarani - Crítico de Arte, Escritor, Diretor Geral do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário